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18/11/2021É quase uma unanimidade mundial que todos desejam ser ou saber como se tornar um influenciador digital.
Os influenciadores digitais ou “influencers” das redes sociais estão no auge. As marcas desejam colaborar com eles para expandir seu alcance e gerar conversões. Os seguidores dos influenciadores, por outro lado, esperam receber conselhos e recomendações dos “especialistas” com os quais se identificam.
Você já se pensou em como se tornar um influencer? Com a popularidade do marketing de influencia, é natural que as pessoas estejam cada vez mais curiosas sobre como se tornar um influenciador.
No entanto, construir e reter uma comunidade de seguidores devotados não é tão fácil quanto parece. Requer um esforço consistente da parte do aspirante a influenciador. Antes de falarmos de algumas dicas úteis sobre como se tornar um influenciador, vamos dar uma olhada mais profunda no conceito de influenciadores de mídia social no Brasil.
Índice de Conteúdo
- Decodificando o Enigma dos Influenciadores
- Quais são as vantagens de se tornar um influenciador?
- Quais são os desafios enfrentados pelos influenciadores?
- Mas, como você se torna um influenciador?
- Identifique o seu nicho
- Escolha sua plataforma
- Priorize seu conteúdo
- Ouça o seu público
- Aprimore seu conjunto de hashtags
- Mantenha a consistência
- Colabore com outros influenciadores
- Construir um site
- Hospedar AMAs, concursos e brindes
- Go Live
- Responda aos seus fãs
- FAQs
- Pronto para se tornar um influenciador?
Decodificando o Enigma dos Influenciadores
Em termos simples, os influenciadores são personalidades das redes sociais com um grande número de seguidores leais e engajados. No Brasil a maioria dos influenciadores compartilha um relacionamento amigável com seus fãs.
Os fãs, por sua vez, muitas vezes consideram esses influenciadores como modelos a seguir, seja em moda, opinião ou comportamento e seguem suas recomendações sem muitos questionamentos. Na verdade, os influenciadores são frequentemente vistos como figuras de autoridade ou especialistas em seus respectivos nichos.
Quer saber por que eles são tão influentes?
Devido à acessibilidade das plataformas de redes sociais, os influenciadores são capazes de estabelecer conexões pessoais com seus seguidores. Ao contrário das celebridades tradicionais, suas vidas não são envoltas em um ar de mistério. E Isso é o que lhes dá influência sobre seu público.
Em vez disso, os influenciadores costumam revelar um vislumbre de suas vidas pessoais a seus seguidores. É exatamente isso que os ajuda a estabelecer laços de comunicação e amizade com sua base de fãs.
Os influenciadores são celebridades das redes sociais que têm uma forte influência com suas comunidades de fãs.
O fator mais significativo que distingue influenciadores de celebridades de alto perfil é que os primeiros adicionam suas vozes únicas e autênticas ao seu conteúdo. Isso os ajuda a conquistar a confiança e a lealdade de seus seguidores.
Na verdade, 70% dos millennials afirmam ser mais influenciados por blogueiros do que por celebridades ou autoridades.
Também é importante garantir que seu conteúdo esteja na linguagem correta e tenha o tom certo para o seu público.
Quais são as vantagens em se tornar um influenciador?
Quer saber as vantagens de se tornar um influenciador? Ótimo, porque é isso que discutiremos nesta seção.
Os profissionais de marketing digital perceberam a importância de colaborar com influenciadores. A maior vantagem do marketing de influenciador é que ele dá aos profissionais de marketing acesso direto à sua base de fãs leais, engajados e prontos ao consumo.
Ele também evita que os profissionais de marketing tenham, em nichos específicos, o trabalho de identificar e direcionar o público certo. Essa árdua tarefa já foi realizada pelo influenciador. É por isso que 86% dos profissionais de marketing usaram o marketing de influência em 2020.
E quem não gosta de ser capaz de impactar a vida de outras pessoas e influenciar suas decisões? Na verdade, de acordo com uma pesquisa aprofundada, são os influenciadores de redes sociais têm o poder de persuadir seus seguidores quase sem esforço.
Quais são os desafios enfrentados pelos influenciadores?
Hoje, muitas pessoas desejam se tornar influenciadores. Parece uma opção excelente de carreira, com lucratividade e uma boa forma de ganhar a vida para muitas pessoas. No entanto, por trás de todo o brilho e glamour do perfil da rede social de um influenciador, existe uma carga de trabalho árduo, tenacidade e paciência.
Construir e reter fãs engajados em plataformas de redes sociais não é moleza. Isso está se tornando cada vez mais difícil à medida que mais pessoas estão tentando se tornar influenciadores.
Portanto, conquistar a confiança de seus seguidores é uma tarefa árdua. É necessário um esforço constante de sua parte para tornar o seu conteúdo autêntico e chamar a atenção do seu público.
E, como um influenciador, você deve ser extremamente cauteloso ao colaborar com marcas, os famosos “colabs”. Seus seguidores se tornam leais devido ao toque pessoal e honesto que você adiciona ao seu conteúdo. Bombardeá-los com conteúdo patrocinado pode prejudicar sua reputação como influenciador digital e acabar perdendo uma legião de seus seguidores.
Se você ainda se sente tentado a viver a vida de um influenciador digital, continue lendo para aprender como se tornar um influenciador.
Mas, como você se torna um influenciador?
A vida de um influenciador de mídia social é invejada por muitos. O que muitas vezes deixamos de reconhecer é o esforço contínuo e persistente que eles precisam fazer para viver uma vida de luxo e glamour.
A verdade é que não há resposta fácil para a questão de como se tornar um influenciador. No entanto, existem certas etapas que você pode seguir para direcionar seus esforços na direção certa.
Identifique o seu nicho
Se você quer se tornar um influenciador, não pode esperar ser um “pau para toda obra, mestre de ninguém”. É fundamental que você escolha um nicho que se alinhe à sua imagem.
Uma maneira fácil de selecionar seu nicho é avaliar seus pontos fortes e fracos. Escolha um nicho que lhe permita mostrar seus pontos fortes e aprimorar ainda mais suas habilidades.
Decidir um nicho específico ajudará você a otimizar seu público e adaptar seu conteúdo às preferências deles.
Normalmente, ao decidir como se tornar um influenciador, você pode escolher uma das seguintes categorias:
- Viajar por
- Estilo de vida
- Moda
- Comida
- Beleza
- Esportes
- Jogos
- Entretenimento
- Tecnologia
- Saúde e fitness
- Investimentos
Você não precisa se limitar a apenas uma dessas categorias. Você pode combinar dois ou mais desses nichos. Certifique-se de que os nichos individuais se alinham uns com os outros. Por exemplo, você pode combinar viagens e estilo de vida ou beleza e moda quando decidir sobre o seu nicho.
Não é obrigatório que você se atenha a esses nichos estabelecidos e bem conhecidos. A chave para se tornar um influenciador digital é adicionar sua voz única a tudo o que você faz. Portanto, não hesite em experimentar e esculpir seu próprio subnicho que lhe permita exibir seus pontos fortes, conhecimentos e talentos, bem como suas peculiaridades.
Escolha sua plataforma
Como influenciador digital, você precisa ter uma presença poderosa na internet. No entanto, isso não significa que você deve usar todas as plataformas de mídia social e canais de distribuição que existem. Dependendo do seu nicho, certas plataformas podem ser mais adequadas para o seu conteúdo do que outras.
Exemplo:
Por exemplo, se você é um blogueiro de moda, o Instagram funcionaria melhor para seu conteúdo visual do que outras plataformas como Twitter e LinkedIn. Na verdade, 93% dos influenciadores digitais preferem o Instagram, pois ele oferece os melhores resultados. No entanto, isso não significa que você deve concentrar todos os seus esforços no Instagram se o seu nicho não estiver alinhado com a plataforma.
Quer saber mais critérios para selecionar uma plataforma?
Você também deve considerar a plataforma que seu público provavelmente usará. Por exemplo, se o seu público-alvo inclui a geração do milênio, você deve concentrar seus esforços no Snapchat e no Instagram. Se você optar por utilizar várias plataformas de mídia social, certifique-se de adaptar seu conteúdo para cada canal.
Exemplo:
Por exemplo, o guru do marketing digital, Neil Patel, usa ativamente o Twitter para promover suas postagens de blog e outros conteúdos. Isso é óbvio, considerando que a maior parte de seu público-alvo (empreendedores, profissionais de marketing digital, criadores de conteúdo etc.) provavelmente frequenta essa plataforma para obter conteúdo significativo.
Imagem via Twitter
Embora seja recomendado que você selecione a plataforma mais adequada para seu conteúdo e público-alvo, você não deve ignorar outros canais de distribuição. Em vez disso, você deve se esforçar para adquirir um conhecimento básico de funcionamento de outros canais para que possa utilizá-los no futuro, se necessário.
Priorize seu conteúdo
Conteúdo de alta qualidade é talvez a resposta mais potente à questão de como se tornar um influenciador digital. É extremamente importante publicar conteúdo exclusivo e autêntico que tenha ressonância com seu público.
Na verdade, essa é a única maneira de manter o público engajado seu conteúdo. Independentemente do tipo de conteúdo que você cria, ele deve ser significativo e valioso.
Dependendo do seu nicho e canais de distribuição, você pode escolher diferentes tipos de conteúdo, como postagens de blogs, fotos, vídeos, podcasts, etc.
Você também pode sorteio de brindes ou concursos em parceria com outros canais ou diretamente com as marcas com as quais você colabora. Você pode usar uma ferramenta como o app VYPER para criar concursos e brindes envolventes que atraem milhares de participantes.
É crucial adicionar sua voz, sua verdade, a cada parte do conteúdo que você cria. Isso é o que vai diferenciá-lo de outras pessoas que também estão tentando descobrir como ter autoridade pra ser um influenciador digital.
É extremamente importante que você encontre a sua peculiaridade ou característica única que o distingue de outros influenciadores em seu nicho ou subnicho. Depois de identificar essa característica, incorpore-a ao seu conteúdo o máximo possível.
Além de ajudar a destacar o seu conteúdo, também estabelecerá a sua imagem como influenciador digital. É aconselhável que você use suas características ou diferenciais ao seu conteúdo patrocinado também.
Ouça o seu público
Uma maneira eficaz de garantir que seu conteúdo ganhe força é criar o conteúdo que seu público deseja.
Para obter ideias de conteúdo relevantes, você pode fazer uma pesquisa rápida no Google para o seu nicho. Role até a parte inferior dos resultados da pesquisa para encontrar as palavras-chave de cauda longa que estão sendo usadas por seu público-alvo. Você também pode pesquisar sobre temas relevantes em plataformas como Semrush ou Ubersuggest para ter uma ideia do que seu público-alvo está falando.
Se você deseja que seu conteúdo atraia seu público, é fundamental que você saiba exatamente que é o seu público alvo e deve ter um conhecimento profundo de sua comunidade de seguidores, utilizando-se de informações como sexo, idade, localização geográfica, renda, escolaridade e interesses, você dificilmente errará na comunicação.
A maioria das plataformas de redes sociais tem uma seção de análise que pode fornecer uma visão significativa do seu público-alvo onde você obtém acesso aos dados demográficos do seu público.
Além disso, você deve prestar atenção à seção de comentários de suas mídias sociais e postagens de blog . Pode ser uma mina de ouro de novas ideias de conteúdo que seu público deseja ler / assistir. Você também pode realizar pesquisas em canais de mídia social e pedir a seus seguidores para lhe contar tudo sobre suas preferências e pontos fracos.
Aprimore seu conjunto de #hashtags
Se você está se perguntando como se tornar um influenciador digital e se destacar nisso, a resposta é fazer uso criterioso das hashtags certas. Seu conteúdo só se torna valioso e significativo quando atinge o público certo.
Uma forma eficaz de dar maior visibilidade ao seu conteúdo é adicionar hashtags adequadas às suas postagens nas redes sociais. Isso é especialmente útil para pessoas que estão apenas começando como influenciadores digitais e precisam aumentar seu público.
Identifique as hashtags mais relevantes e populares em seu nicho. Em seguida, use-os em suas postagens para que seu conteúdo seja visto por um público totalmente novo, que pode não ter ideia de sua existência, mas que vai amar seu conteúdo.
Para isso, você pode usar apps como o MLabs ou o hashtagsforlikes para identificar o conteúdo e as hashtags de melhor desempenho em seu nicho. Essas ferramentas podem ajudá-lo a encontrar hashtags que você pode usar para ampliar seu alcance em canais de redes sociais. Isso torna o processo de segmentação por hashtag muito mais fácil e rápido.
Ao usar hashtags, você deve ter cuidado para não inundar suas postagens com outras desnecessárias. Use apenas hashtags que se alinhem à sua imagem como um influenciador.
Quer saber o que mais você pode fazer? Além de usar hashtags populares, você também pode criar sua própria hashtag exclusiva para ampliar ainda mais seu alcance. Incentive seus seguidores a fazer postagens de conteúdo em seus próprios perfis usando as hashtags de sua marca. Isso populariza sua hashtag e aumenta o conhecimento sobre você nas redes sociais de seus seguidores.
Manter a consistência
Publicar conteúdo de alta qualidade regularmente é uma das maneiras mais eficazes de reter a atenção e engajamento do seu público. Quando você entrega um bom conteúdo regularmente, isso cria uma sensação de expectativa entre o seu público.
Isso, por sua vez, aumenta o envolvimento do público e aumenta seu alcance. É aconselhável que você crie um planejamento editorial para todo o conteúdo que planeja publicar nos próximos meses. Você também pode criar uma série temática semanal ou mensal para manter seu público ligado.
No entanto, você deve garantir que a qualidade do seu conteúdo nunca seja comprometida na tentativa de manter a regularidade. Se surgir uma situação em que você não pode entregar conteúdo na data proposta, publique uma postagem para comunicar isso. Garanta ao seu público que, você está trabalhando no conteúdo e que estará disponível em breve para eles.
Quando você estiver sem conteúdo de boa qualidade, pode usar o recurso dos Stories do Instagram e do Facebook. Você pode fazer posts de fotos simples para dar ao público uma oportunidade de espiar sua área de trabalho ou sala de estar, acredite, esses Stories informais ou despojados, dividindo um pouco de sua intimidade dão muito resultado, é surpreendente.
Isso pode ajudar a manter seu público envolvido e ajudá-lo a ficar conectado com eles sem gastar horas aperfeiçoando um vídeo.
Colabore com outros influenciadores
Quando você está começando, e ainda quer saber como se tornar um influenciador, a parceria com alguém famoso em seu nicho pode ser de grande ajuda. Dá-lhe acesso à sua base de fãs e permite-lhe atraí-los para os seus perfis nas redes sociais.
Você deve ser capaz de oferecer algo útil para outro influenciador de rede social, a fim de tentá-los a colaborar com você. Se os maiores influenciadores parecerem fora de alcance, você pode até fazer parceria com micro ou nanoinfluenciadores que têm uma base de fãs pequena, mas altamente engajada.
Construir um site
Se você perguntar a alguém como se tornar um influenciador, eles provavelmente lhe darão muitos conselhos sobre estratégias de conteúdo e plataformas de mídia social.
Muito poucas pessoas dirão a você o impacto que um site pode ter em sua reputação como influenciador. No entanto, qualquer pessoa que esteja remotamente familiarizada com marketing e branding sabe como um site pode ser importante na construção de autoridade e presença digital.
Então, por que seu site é importante? Conforme sua base de fãs cresce, muitas pessoas ficarão tentadas a fazer uma busca rápida no Google por seu nome. Ter um site bem projetado e totalmente funcional adiciona credibilidade à sua imagem e ajuda você a conquistar a confiança do seu público-alvo.
Além disso, ter uma seção de blog bem projetada em seu site estabelece ainda mais sua autoridade em seu nicho, marcando território e elevando sua autoridade. Ele também melhora o tráfego de pesquisa orgânica para seu site, expandindo ainda mais seu alcance com um bom trabalho do chamado SEO (Search Engine Optimization).
Hospedar AMA, concursos e brindes
Se você está se perguntando como se tornar um influenciador com uma comunidade de seguidores devotados, a resposta é mantê-los engajados.
Uma das maneiras mais eficazes de aumentar o envolvimento do público é hospedar uma sessão AMA (Ask Me Anything, traduzindo para o português: “Pergunte-me Qualquer Coisa”) na plataforma de sua escolha. Além de manter seu público envolvido, também ajudará a estabelecer sua experiência em determinados assuntos em seu nicho.
Outra maneira inteligente de melhorar o engajamento é anunciar um sorteio. Normalmente, você oferece a seus seguidores uma recompensa em troca de curtidas, comentários e compartilhamentos em suas postagens. Você também pode pedir que marquem seus amigos no anúncio do sorteio.
Você pode usar modelos personalizáveis da VYPER para sua oferta. Isso vai economizar tempo e esforço na criação e execução de seu sorteio.
Um concurso é semelhante a um sorteio, exceto que os participantes são obrigados a fazer upload de conteúdo específico ou usar sua hashtag de marca para serem elegíveis para vencer.
Concursos e brindes também ajudam você a alcançar um grande público e aumentar seus seguidores. Você pode colaborar com outros influenciadores ou marcas em seu nicho para torná-los mais eficazes. Certifique-se de especificar claramente as regras, prazo, recompensas, etc. e anuncie o vencedor na hora prometida. Uma das melhores respostas para a questão de como se tornar um influenciador é oferecer brindes e concursos para manter seu público envolvido.
VYPER pode ajudá-lo com concursos e brindes, desde o aspecto do design até o tipo de incentivos a oferecer. Use esta ferramenta para levar seus concursos de mídia social e brindes para o próximo nível.
Go Live
A resposta mais simples para a questão de como se tornar um influenciador é manter uma conexão pessoal e íntima com seu público.
A maioria das plataformas, como Facebook, Instagram e YouTube permitem que os usuários entrem ao vivo e compartilhem atualizações em tempo real com seus seguidores. Você pode usar isso a seu favor e dar ao seu público um vislumbre da ação nos bastidores de um evento ou festa. Isso faz com que seus seguidores se sintam mais próximos de você e reforça sua lealdade.
Você também pode hospedar uma sessão AMA (Ask Me Anything) ao vivo para se comunicar com seus seguidores em tempo real. Esta é uma estratégia extremamente eficaz para aumentar o engajamento.
Ao mesmo tempo, também permite que você tenha uma boa ideia do que seu público gosta / não gosta e espera de você.
Certifique-se de notificar seus seguidores sobre a sessão com antecedência.
Responda aos seus fãs
Conforme seu público cresce e mais pessoas começam a apreciar seu conteúdo, é provável que deixem seus comentários em mensagens diretas e comentários no feed.
Responder a cada comentário pode ser uma tarefa hercúlea. No entanto, é aconselhável que você responda ao maior número possível. Uma resposta da sua parte valida a confiança que seus fãs depositam em você e os faz se sentir mais conectados a você.
Além disso, você também pode fazer um agradecimento por qualquer feedback positivo que receber. Isso faz com que o remetente se sinta recompensado e fortalece sua confiança em você. Se você quer saber como se tornar um influenciador, a chave é valorizar os membros do seu público tanto quanto eles valorizam você.
FAQs
Q1. Como posso me tornar um influenciador?
A. Interessado em se tornar um influenciador? Você deve primeiro escolher um nicho no qual está interessado e tem experiência. Em seguida, você precisa fazer um nome para si mesmo em seu nicho, postando ótimo conteúdo e construindo um número significativo de seguidores. Depois de ter um número razoável de seguidores leais, você pode chegar às marcas com seu argumento de venda para conseguir colaborações de marca.
Q2. Como posso me tornar um influenciador do Instagram?
R. Além das etapas mencionadas acima, existem mais algumas coisas que você deve fazer para se tornar um influenciador do Instagram. Primeiro, você deve ter uma conta de criador no Instagram. Em segundo lugar, você deve se apresentar em sua biografia e deixar as marcas saberem que você está disponível para colaborações. Você também deve fornecer seus dados de contato para facilitar o contato das marcas com você para colaborações.
Q3. Como posso me tornar um influenciador da Amazon?
R. Antes de se tornar um influenciador na Amazon, você deve primeiro ter uma conta na Amazon, junto com uma conta em qualquer um destes: Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Para se inscrever no programa de influenciador de mídia social, você precisará vincular sua conta de mídia social à sua conta da Amazon.
Depois disso, você pode criar sua página Amazon onde os produtos que você recomenda serão mostrados. Você pode promover sua página na Amazon compartilhando o link com seus seguidores nas redes sociais e outras plataformas.
Q4. Quanto tempo leva para se tornar um influenciador do Instagram?
R. Não há um prazo garantido dentro do qual você pode se tornar um influenciador do Instagram. Para alguns, pode levar anos para construir uma base de seguidores leais, enquanto outros podem alcançá-lo em um período de tempo muito mais curto. O segredo é ter um nicho específico e seguidores significativos e leais para se tornar um influenciador do Instagram.
Q5. Quantos seguidores você precisa para se tornar um influenciador?
A. Não existe um critério de elegibilidade como esse para se tornar um influenciador. No entanto, qualquer lugar com mais de 1000 seguidores é um bom lugar para começar.
Q6. Como posso me tornar um profissional de marketing influenciador?
A. Você pode alcançar influenciadores e colaborar com eles para campanhas de marketing de influenciador para se tornar um profissional de marketing de influenciador.
Q7. Vale a pena ser um influenciador?
R. Sim, tornar-se um influenciador de mídia social pode se tornar uma opção de carreira sustentável e bem remunerada para você, assim como para muitos outros. Se você consegue ganhar a vida sendo um influenciador, definitivamente vale a pena o tempo e o esforço que você dedica a isso.
Q8. Como um influenciador é pago?
R. Os influenciadores trabalham com as marcas para promover seus produtos em troca de alguma compensação. Isso pode ser uma compensação monetária ou produtos / serviços gratuitos. Os influenciadores podem negociar seus termos de pagamento diretamente com as marcas com as quais trabalham.
Q9. Como eu monetizo meu Instagram?
R. Você pode ganhar dinheiro com o Instagram tornando-se um influenciador de mídia social, encontrando marcas para colaborar e criando conteúdo patrocinado para elas. Se você tiver uma base de seguidores substancial, poderá até cobrar uma taxa de outras contas menores em troca de dar-lhes uma mensagem.
Outras maneiras de monetizar seu Instagram são por meio do marketing de afiliados ou tornando-se um varejista. No primeiro caso, você pode compartilhar seus links de afiliados no Instagram e ganhar uma comissão por cada lead gerado. Neste último caso, você pode ganhar com a venda de seus próprios produtos via Instagram.
Pronto para se tornar um influenciador?
Espero que nossas orientações possam te ajudar e caso se sinta inclinado a buscar por ajuda profissional a Agência Mahalo Digital têm como uma de suas especialidades dar o suporte técnico necessário a qualquer tipo de influenciador digital.