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02/06/202214 dicas para aumentar o engajamento no Instagram
Por que todo profissional de marketing deve se concentrar em aumentar o engajamento do Instagram?
Porque o Instagram é uma das maiores e mais movimentadas plataformas de mídia social. Com mais de um bilhão de usuários ativos mensais em todo o mundo, é o sexto aplicativo móvel mais usado.
Mas não é apenas o grande público que torna o Instagram ideal para sua estratégia de marketing de mídia social. O fato de a plataforma promover marketing visual e conteúdo em vídeo também é um fator importante.
Por quê então?
Porque os profissionais de marketing que publicam conteúdo visual e conteúdo de vídeo regularmente tendem a testemunhar melhor visibilidade e mais engajamento ao longo do tempo. Isso ocorre porque os usuários de mídia social adoram compartilhar e se envolver com conteúdo visual e de vídeo.
Mais do que isso, os números acima significam que o Instagram também tem um dos maiores públicos engajados.
Consequentemente, a plataforma está repleta de marcas que disputam a atenção de seu público-alvo com seu conteúdo visual de alta qualidade.
Isso nos leva a um problema urgente: com tanto conteúdo do Instagram em todos os nichos, como você corta o ruído e chama a atenção do seu público? Como você faz com que as pessoas se envolvam com seu conteúdo do Instagram acima dos outros?
Para te ajudar nessa tarefa, vou discutir 14 ótimas estratégias que podem ajudar a aumentar o engajamento do Instagram para sua marca.
O que é o engajamento no Instagram?
Antes de passarmos a discutir as estratégias reais que podem ajudar sua empresa, vamos primeiro tentar entender o que constitui o engajamento do Instagram.
As taxas de engajamento, em qualquer plataforma de mídia social, podem ser consideradas como uma medida da lealdade de seus seguidores em relação a você.
Não é sobre o tamanho do seu público. O grau de envolvimento deles com o conteúdo do Instagram da sua marca é o que mais importa. É a medida de seu interesse e interação com suas postagens no Instagram, Instagram Stories, Instagram Reels, etc. Isso é o que conta como sucesso de marketing.
Existem outras razões pelas quais as marcas devem ficar obcecadas com uma métrica como engajamento?
Sim.
Dados como taxa de engajamento são úteis quando você investe em campanhas pagas nas redes sociais.
Como assim?
Marcas com altas taxas de engajamento estão em melhor posição para negociar com influenciadores e embaixadores da marca para anunciar para eles com taxas mais baixas. Da mesma forma, influenciadores com seguidores engajados podem obter taxas mais altas de clientes em potencial.
Se você deseja acompanhar seu engajamento, alguns dos principais parâmetros que você deve observar são:
1. Seguidores
Este é um fator óbvio que você deve monitorar. O tamanho do seu público ou do seu influenciador é importante, mas não é o parâmetro mais crucial. O crescimento de seguidores é um indicador mais importante de “influência” ou “engajamento” do que o volume de seguidores.
2. Likes
As curtidas são outro parâmetro fundamental que contribui para suas taxas de engajamento. É uma medida básica para saber se suas postagens no Instagram são bem recebidas por seus seguidores. É um indicador bastante direto de quão popular sua página do Instagram e postagens do Instagram estão entre seu público-alvo.
Mas, assim como seguidores, curtidas é uma métrica de vaidade que não dá nenhuma indicação de engajamento real.
3. Comentários
Os comentários são a próxima métrica que você deseja observar ao acompanhar o aumento do seu engajamento no Instagram. A análise dos comentários indicará o que seus seguidores realmente pensam sobre suas postagens no Instagram. É uma avaliação qualitativa do seu engajamento.
Como escrever comentários leva tempo, você pode supor que seus comentaristas estão profundamente envolvidos com suas postagens no Instagram, Instagram Stories, Instagram Reels, etc.
O que mais?
Claro, a qualidade dos comentários é tão importante. Muitas vezes, as pessoas deixam comentários simples como “Bom” ou “Boa aparência”, que não significam muito. Basta olhar para os comentários de emoji de spam na postagens de concorrentes.
Você deve se preocupar mais com o sentimento dos comentários do que com o volume de comentários se for apaixonado por envolver seu público.
4. Compartilhamentos e republicações
Com base no exposto, o número de compartilhamentos e republicações de suas postagens no Instagram também é muito importante. Se um usuário estiver disposto a compartilhar sua postagem no Instagram com seus amigos, você saberá que eles realmente gostaram do conteúdo que você postou.
Como aumentar o engajamento no Instagram
Seguindo em frente, vamos dar uma olhada em algumas estratégias que podem te ajudar a aumentar seu engajamento orgânico no Instagram.
1. Aproveite as hashtags
O poder das hashtags em uma plataforma como o Instagram não pode ser subestimado ao planejar sua estratégia de marketing do Instagram. As hashtags certas e, mais importante, mais relevantes, ajudam você a crescer e alcançar as pessoas certas na plataforma.
Naturalmente, você deseja que suas hashtags sejam relevantes para sua marca, produtos, postagem no Instagram e a mensagem que você está tentando transmitir.
Mas como você encontra as hashtags certas para usar com sua conta do Instagram? Você pode tentar usar ferramentas como HashtagsForLikes para encontrar as hashtags mais populares e relevantes para sua marca e nicho. Essa ferramenta ajudará você a atingir seu público-alvo de maneira orgânica.
O gerador de hashtag com inteligência artificial também pode analisar a eficácia de suas hashtags existentes. Basta digitar sua hashtag na caixa de pesquisa e a análise da ferramenta exibirá todas as estatísticas que você precisa saber sobre ela.
2. Realize concursos de brindes
Um dos melhores comentários é quando um usuário marca seu(s) amigo(s). Esses comentários indicam engajamento real, além de trazer novas pessoas para o seu público. Você tem a oportunidade de converter essas novas pessoas em fãs, seguidores e possivelmente clientes com seu conteúdo.
3. Publique conteúdo significativo
Que melhor maneira de aumentar o envolvimento do Instagram do que postar histórias significativas do Instagram, postagens do Instagram e bobinas do Instagram que incentivam os usuários a se envolverem?
E, antes de começar a pensar em ideias para posts, deixe-me desfazer alguns mitos aqui.
Não são apenas imagens impressionantes ou legendas cativantes do Instagram que chamam a atenção. O formato do conteúdo também importa muito. Você deseja compartilhar conteúdo que destaque o valor de seus produtos.
E o que isso significa?
Uma empresa de fitness, por exemplo, pode compartilhar fotos antes/depois de clientes que se beneficiaram de seus serviços.
4. Esteja atento à fadiga do seguidor
Enquanto plataformas como o Twitter tratam de microconversas e interações constantes, esse não é o caso do Instagram. Aumentar o engajamento do Instagram tem mais a ver com postar conteúdo de alta qualidade do que postar com frequência.
Então o que você deveria fazer?
Idealmente, você deve se limitar a um ou dois posts por dia.
Ao longo da postagem, você corre o risco de danificar suas taxas de engajamento devido à fadiga do seguidor. As pessoas tendem a se desinteressar se acharem que você faz muito spam, o que pode levar a uma eventual queda nas taxas de engajamento.
5. Use os Stories do Instagram
Os usuários do Instagram gastam cerca de 28 minutos no Instagram Stories diariamente. Tal é a popularidade do recurso que cerca de 300 milhões de pessoas o utilizam diariamente.
Que melhor maneira de envolver seus seguidores do que compartilhar imagens dos bastidores e vídeos de erros com eles?
6. Encontre os filtros certos para usar
O Instagram tem tudo a ver com cativar o público com conteúdo visualmente impressionante.
Uma maneira bastante simples de fazer isso é usando filtros do Instagram. Cada filtro tem seu próprio apelo e pode adicionar uma dimensão única às suas imagens.
Juno, Clarendon, Valencia e X-Pro II são alguns dos mais populares. É melhor ficar com um ou dois filtros para que seus seguidores comecem a reconhecer o estilo da sua marca.
7. Experimente os temas de feeds do Instagram
Os temas de feed do Instagram são outra ótima maneira de adicionar um apelo visual às suas postagens.
Embora muitas pessoas usem filtros, nem todos são capazes de criar temas de feed. Esse fator extra de força ajudará a aumentar os engajamentos do Instagram para sua marca.
Você pode optar por algo tão simples quanto um tema em preto e branco ou algo mais complicado.
8. Aproveite as Geotags
Além das hashtags, você também pode usar geotags para tornar suas postagens e histórias detectáveis.
As empresas locais podem aproveitá-las ao máximo adicionando tags de localização às suas postagens. Ele pode ajudá-lo a se envolver com postagens de outros usuários em sua vizinhança física.
9. Experimente os timmings de postagem
Uma tática que você pode usar para aumentar o engajamento da sua página de negócios é postar no Instagram nos momentos certos.
Você pode maximizar seus engajamentos postando conteúdo quando a maioria de seus seguidores provavelmente estiver navegando em seus feeds.
Como você pode encontrar o momento certo para postar?
Você pode usar a ferramenta de análise nativa do Instagram para encontrar os horários em que seu público provavelmente estará online. Ao postar então, você ganhará mais engajamento minutos após a postagem, o que conta mais do que o engajamento ganho anos depois.
10. Inclua destaques dos Stories em seu perfil
Quando um usuário chega à sua página, você tem alguns breves momentos para convertê-lo em seguidor.
Uma maneira de fazer isso e aumentar o engajamento do Instagram em sua página é usando o recurso “Destaques”. As histórias do Instagram duram apenas 24 horas, mas com Destaques, você pode criar histórias permanentes.
Então, reúna seus melhores momentos, realizações e depoimentos dos melhores momentos para se compartilhar em Destaques e use-os para impressionar seus novos e potenciais seguidores.
11. Adicione CTAs às suas postagens
Um simples ato de solicitar que seu público comente, curta ou compartilhe suas postagens pode aumentar muito suas taxas de engajamento. É por isso que é importante incluir uma frase de chamariz nas legendas de suas postagens.
O que os CTAs podem fazer?
Eles incentivam os seguidores a se envolverem com seu conteúdo e passarem mais tempo em sua postagem.
É um meio simples e eficaz de aumentar o engajamento do Instagram. Você pode tentar alavancar essa tática em um sorteio de mídia social – algo que veremos em breve.
Ou você pode optar por uma abordagem muito mais fácil, como fazer uma pergunta aos usuários.
12. Interaja com os seguidores por meio de comentários
Outra maneira eficaz de aumentar o engajamento é simplesmente interagir com as pessoas que curtem e comentam suas postagens. Reserve algum tempo diariamente para responder aos comentários e interagir com seu público.
Como isso pode ajudá-lo?
Responder aos comentários dos usuários fará com que seus seguidores se sintam especiais. Eles estarão mais inclinados a permanecer leais a você e interagir com você regularmente.
Você poderá manter um aumento constante nos engajamentos do Instagram dessa maneira.
13. Envolva-se com contas semelhantes
Essa tática bacana pode ajudá-lo a ganhar terreno em seus concorrentes. Vá além de apenas espionar suas contas para monitorar o tipo de conteúdo que estão postando.
Dê um passo adiante, realmente engajando seu público.
Encontre contas semelhantes às suas. Envolva seus seguidores – aqueles que eles seguem e os usuários que comentam frequentemente em suas postagens.
Você ficaria surpreso com o tipo de relacionamento que você pode construir dessa maneira. Além disso, há uma forte possibilidade de que eles achem seu conteúdo atraente também.
14. Medir e Otimizar
A peça final desse quebra-cabeça envolve análise constante de dados e otimização de campanhas. Se você sabe o que está fazendo de errado ou certo, pode ajustar suas estratégias e aumentar suas taxas de engajamento no Instagram.
Então, como você começa com isso?
Você pode usar a análise nativa do Instagram para acompanhar o desempenho do seu conteúdo e o comportamento do público. Você só precisa de uma conta comercial do Instagram para fazer isso.
Espero que goste do conteúdo, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.
José Roberto Sandonato.