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10/07/2023Você sabe o que é um Brandbook?
O que é um Brandbook?
Nosso guia para criar uma marca atraente
O Brandbook ou Manual da Marca pode ser descrito como o manual do usuário da sua marca. É uma ferramenta fundamental e permite que todos saibam nos pormenores como utilizar a sua imagem de marca, em qualquer plataforma de comunicação, seja tanto online como offline.
Se você é gerente de branding, executivo de marketing, comunicação ou um empreendedor, e deseja saber exatamente o que um manual de marca deve incluir ou como compartilhá-lo com todos que trabalham com sua marca, você está no lugar certo!
Vamos detalhar os componentes essenciais do brandbook, as etapas necessárias para criar um, bem como alguns exemplos inspiradores.
O Manual de Marca explicado:
O que é um manual de marca?
O brandbook é a pedra angular de uma estratégia de branding. Ele contém todos os elementos que compõem sua marca, desde seus princípios fundamentais (missão, visão, valores …) até sua identidade visual (logotipo, cores, aplicações visuais…).
Assim, serve como documento de referência para tudo relacionado ao uso da sua marca.
É uma parte essencial de qualquer estratégia de comunicação. O manual da marca deve apresentar um conjunto de diretrizes e práticas recomendadas sobre o uso de sua marca em qualquer plataforma de aplicação.
O brandbook deve refletir os elementos distintos que tornam sua marca original e única. Permite criar uma forte personalidade de marca e falar com uma voz clara e consistente.
Essa harmonização é fundamental: aumenta o reconhecimento da marca, bem como a confiança que as pessoas depositam em sua marca. Isso estabelece as bases para um conhecimento sólido da marca e uma imagem de marca positiva.
💡 O brandbook em si deve ser a expressão concentrada da sua marca: seu conteúdo deve refletir o espírito da sua empresa de forma detalhada, elegante e concisa.
Por que criar um manual de marca?
Ao criar seu manual de marca, você deve ter em mente esses 5 objetivos para dar forma a uma forte identidade de marca.
- Explique o que é a sua marca: qual é o seu propósito, como funciona, o que representa.
- Assegure-se de que seja coerente. Certifique-se de definir diretrizes coerentes para seu uso em uma variedade de plataformas digitais e físicas, incluindo:
- sites
- mídia social
- documentos comerciais
- cartões de visita
- Coordene as ações e projetos de todos os departamentos que trabalham com a sua marca: comercial, marketing, comunicação…
- Reúna pessoas em torno de uma cultura e do espírito de marca comum, desde colaboradores de longa data até novas contratações, bem como candidatos (marca empregadora).
- Adote uma estratégia de comunicação unificada em seus relacionamentos com todas as partes interessadas, como:
- fornecedores
- investidores
- clientes
- a mídia…
Como criar um brandbook para sua marca
Passo 1: apresente sua marca
O primeiro passo na criação de seu livro de marca é dar identidade e personalidade à sua marca.
Comece apresentando sua marca: quem é você? O que você faz? Pelo que você é apaixonado? O que você defende? Destaque seus valores e crie uma história que o torne único.
Para obter resultados sólidos, você pode aproveitar os elementos da plataforma da sua marca, como:
- a origem e a história da sua empresa
- sua declaração de missão: por que sua marca existe
- a sua visão: a forma como as suas empresas imaginam o impacto que podem ter no mundo, o caminho que devem percorrer para atingir os seus objetivos
- sua promessa de marca: o problema que sua empresa se comprometeu a resolver, a necessidade que ela atende
- seus valores fundamentais : a razão por trás de cada uma das ações do seu negócio
- uma descrição dos produtos e ou serviços que fornece
Quanto à definição da sua estratégia de branding, é aconselhável realizar um estudo aprofundado de sua marca. Você pode pesquisar com suas equipes e executivos de cada departamento, bem como outras partes interessadas relevantes, para avaliar a percepção de sua marca principalmente o marketing.
Certifique-se de sintetizar e organizar seu pensamento ponto por ponto, para que você possa representar a personalidade da sua marca em todos os detalhes.
💡 Fique atento ao estilo e redação do brandbook, pois algumas formulações podem ser reaproveitadas em outras plataformas de comunicação e de marketing.
Etapa 2: crie diretrizes detalhadas para sua marca
Logo
Como principal elemento de design de sua marca, seu logotipo deve ser sempre consistente. O manual da marca deve fornecer informações detalhadas sobre o significado do logotipo e como usá-lo corretamente, incluindo:
- o que o logotipo representa
- as variantes, se houver (versão secundária do seu logotipo, ícones…)
- as dimensões e proporções do logotipo
- como posicionar o logotipo
- quais usos são as aplicações permitidas e proibidas
Se o seu logotipo incluir um slogan, este também deve estar sujeito a regras (posição em relação ao logotipo, sua cor e tamanho…).
✅ Sinta-se à vontade para fornecer exemplos visuais de usos incorretos ou corretos de seu logotipo.
Tipografia
O manual da marca deve indicar claramente quais fontes podem ser usadas em combinação com os elementos de sua marca .
✅ Forneça exemplos abrangentes para garantir que os tipos de letra sejam usados em harmonia com sua marca em suportes digitais e impressos.
Cores
Integre a paleta de cores característica da sua marca ao seu manual de marca. Você pode definir declinações e cores alternativas .
Limite sua escolha a não mais do que algumas cores diferentes : sua identidade visual deve permanecer simples e fácil de lembrar. Eles devem ajudar as pessoas a identificar sua marca imediatamente.
✅ Certifique-se de incluir o nome exato e o código de cada cor (de acordo com o HEXA , RGB ou outros sistemas de referência).
Visuais
Definir diretrizes quanto ao uso de imagens e outros elementos visuais. Estes devem discutir coisas como:
- que tipo de imagens, ilustrações e ícones são apropriados para a sua marca?
- quais dimensões devem ser usadas?
- quais cores devem ser dominantes?
- como integrar o logo e o slogan?
✅ Mais uma vez, dê exemplos concretos para descrever o uso certo e errado.
Estilo de comunicação e tom de voz
O tom e o estilo editorial também devem fazer parte da personalidade da sua marca. Sua voz ajuda a definir sua marca e deve ressoar com seu público-alvo . Seu conteúdo deve abordar a persona de marketing deles em um nível pessoal.
Liste os termos, vocabulário e padrões de fala que devem definir o tom e comunicar seus valores e missão .
✅ Defina os termos aos quais deseja ser associado e aqueles dos quais prefere ficar longe.
Exemplo de Tom de Voz e Comunicação do Skype:
Etapa 3: faça com que o brandbook seja seu
Use estratégias de design para tornar seu livro de marca uma ferramenta de comunicação eficaz por si só. Brinque com elementos como:
- o layout
- o formato
- as expressões
- as cores …
O manual da marca deve ser a expressão mais pura da identidade da sua marca . Seja ousado, aproveite esta oportunidade para mostrar o seu lado criativo!
Etapa 4: compartilhe as diretrizes da sua marca
O documento final deve ser facilmente compreendido por todos os tipos de pessoas. Os leitores devem entender o que torna sua marca única com pouco esforço. O brandbook deve refletir a identidade da sua marca de forma coerente , clara e amigável.
Certifique-se de disponibilizar suas diretrizes para todos. Para evitar ter que compartilhar um PDF sempre que precisar compartilhar diretrizes ou atualizá-las, por que não criar um documento online e conceder acesso a pessoas relevantes?
Exemplos de Brandbooks
Abaixo estão alguns exemplos de diretrizes de marcas que você pode acessar online. Algumas marcas chegam a criar um portal online completo para compilar todos os recursos relacionados à sua identidade de marca .
Você pode encontrar inspiração nesses exemplos e talvez até criar sua própria exibição online dedicada à sua marca!
Airbnb
▶︎ Dê uma olhada no brandbook do Airbnb aqui
Netflix
▶︎ Dê uma olhada no brandbook da Netflix aqui
Futebol Nike
▶︎ Dê uma olhada no brandbook da Nike Football aqui
Conclusão
Um manual de marca é o coração pulsante da identidade da sua marca. Ele fornece diretrizes definitivas para pessoas externas sobre o que sua marca representa e como ela se parece.
Regras de design abrangentes são mais importantes agora do que nunca. Uma estrutura coerente permite que as pessoas reconheçam sua marca.
Como os suportes de marketing e os canais de comunicação se tornaram extremamente diversificados na era digital, é essencial para sua empresa promover uma imagem de marca consistente em suas plataformas online e ou representações físicas.
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