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Qual o Papel de sua Empresa nas Redes Sociais?
J.R. Sandonato | sandonato@sandonato.com.br
Muito mais que um canal de comunicação direta com o seu público, as redes sociais se tornaram para as empresas uma espécie de termômetro de sua popularidade entre os internautas.
O relacionamento foi fortemente estreitado; tornou-se comum que a primeira manifestação de insatisfação de um cliente, aconteça por meio das redes sociais. Em contrapartida, consumidores também fazem questão de visitar uma página para manifestar sua satisfação com um produto ou serviço.
Além de ajudar no fortalecimento de branding por meio dos feedbacks positivos, as redes sociais te notificam imediatamente sobre as manifestações negativas de clientes, possibilitando o reparo de questões importantes para seu cliente, transformando um cliente temporariamente insatisfeito em um defensor de sua marca.
Porém, criar e gerir a presença de uma empresa nas redes sociais não é tão simples como parece. A grande variedade de redes disponíveis, o alto alcance e o índice de exposição da marca são variáveis que devem ser levadas em consideração para a criação de um perfil, a fim de garantir que a presença da marca nas redes tenha um suporte digno e da altura que seu cliente merece e espera.
Como se já não bastasse toda a importância e visibilidade que uma rede social lhe traz, descobriu-se ao longo do tempo, a ilimitada capacidade que as redes sociais têm de lhe direcionarem leads ou clientes diretos.
A Agência Sandonato, por exemplo, utiliza-se das redes sociais para criação de campanhas inteiras de marketing de vendas, que trabalham de forma automatizada, gerando, aquecendo e convertendo vendas a partir de um público selecionado nas redes sociais.
Temos cases de clientes que tem 85% do fluxo de vendas gerado a partir das redes sociais, e dos mais diversos nichos, como profissionais liberais, Indústria, Empresas de Engenharia, e-Commerce, etc.
Assim como em sua concepção inicial, a Rede Social mostra-se democrática às empresas, de todos os tamanhos e capacidades de investimento.
Então, não há desculpas para começar a usufruir dos benefícios comerciais que uma rede social pode trazer para o resultado de sua empresa. Use-as, não há contraindicação!
Como escolher a rede social correta para sua empresa?
A escolha da rede social ideal varia de acordo com os objetivos da empresa, portanto, se o intuito é a publicidade direta, sem muita abertura para o contato entre consumidor e a marca, o Instagram pode ser uma boa opção.
O Instagram é voltado para a publicação de imagens, vídeos e, mais recentemente os Stories.
Embora abra a possibilidade de comentários por parte dos seguidores, não possui um campo direto para a resposta destes comentários; a comunicação direta ainda é mais eficaz por meio da caixa de mensagens diretas.
Já se a intensão da empresa é expor seu lado corporativo e se comunicar com profissionais de mercado mais qualificados ou de nichos de atuação específicos, o Linkedin costuma atender muito bem este tipo de demanda.
Sua linha do tempo costuma focar em informações não tão comerciais, com mais conteúdo direcionado, e até um pouco de endo marketing, como valores da empresa, os eventos dos quais participa e informações internas em geral.
A rede também é ideal para a contratação de novos funcionários, uma vez que os perfis são voltados para a vida profissional e é possível se candidatar às vagas disponíveis em empresas que participam da rede.
O Facebook e o Youtube são as principais redes sociais utilizadas pelas marcas hoje em dia.
O Twitter está em livre queda, porém é um dos meios mais potentes para chegar a qualquer pessoa ou organização através do uso de # e @.
O Facebook é a rede social multitarefa. Abrange posts publicitários, divulgação de informações corporativas, atendimento direto ao cliente e permite, inclusive, a criação de abas específicas para canais de comunicação e de concursos culturais ou promoções, além de, hoje, ser a rede social que conta com o maior número de usuários no mundo.
Mas existe um porém, acompanhada de perto por órgãos de proteção aos dados pessoais, deve amargar uma certa queda nas preferencias populares nos próximos anos.
A maioria das redes sociais permite ainda o uso das famosas #hashtags, por meio das quais é possível mensurar a relevância de um assunto ou, ainda, o quê e o quanto estão falando sobre determinado assunto, ou os chamados Top Trends do momento.
Pode parecer estranho, mas o WhatsApp também é considerado uma rede social, pois é utilizado no relacionamento das pessoas e possibilita a troca de experiências individuais ou em grupos.
Ranking das maiores redes sociais em Agosto/2018
Rede social | Usuários ativos |
#1 Facebook | 2.234.000.000 (+170) |
#2 Youtube | 1.500.000.000 |
#3 WhatsApp | 1.500.000.000 (+200) |
#4 Facebook Messenger | 1.300.000.000 |
#5 Instagram 1 |
1.000.000.000 (+187) |
#6 Wechat -1 | 980.000.000 (+17) |
#7 Tumbrl -1 | 794.000.000 (+426) |
#8 QQ 1 | 783.000.000 (-177) |
#9 QZone -1 | 563.000.000 (-43) |
#10 Sina Weibo | 392.000.000 (+31) |
#11 Reddit | 330.000.000 |
#12 Twitter -1 | 330.000.000 2 |
#13 Baidu Tieba -1 | 300.000.000 |
#14 Skype -1 | 300.000.000 |
#15 Linkedin 4 | 260.000.000 154 |
#16 Viber -1 | 260.000.000 |
#17 Snapchat | 255.000.000 |
#18 LINE -1 | 203.000.000 -11 |
#19 Pinterest -2 | 200.000.000 |
#20 Telegram | 200.000.000 100 |
Erros comuns das empresas nas redes sociais:
Muitas empresas, entretanto, decidem entrar para o universo das redes sociais sem um prévio planejamento, o que pode levá-las a cometerem erros graves e acabar surtindo o efeito oposto ao desejado, gerando uma imagem negativa da organização diante de seu público.
O principal equívoco das empresas no meio digital é a falta de conteúdo. Posts irrelevantes, muitas vezes de assuntos alheios ao foco profissinal ou finalidade da empresa, ou ainda, a falta de periodicidade nos posts acaba não gerando o engajamento desejado e, até mesmo, o “no follow” das páginas, perdendo seguidores.
A falta de conhecimento das políticas de cada mídia também pode surtir efeito negativo. O Facebook, por exemplo, não permite a realização de concursos culturais sem a devida autorização governamental. A falta de cumprimento das regras pode até “derrubar” uma página, dependendo de sua gravidade.
A principal fonte de polêmicas nas redes sociais, entretanto, continua sendo o posicionamento das marcas em relação a fatores como política, temas sexuais e religião ou ainda, posts de conotação preconceituosa ou que agrida de alguma forma um grupo de pessoas.
5 dicas para se ter sucesso nas redes sociais:
Tomando alguns cuidados essenciais é possível marcar presença de forma positiva nas mais diversas redes sociais, oferecendo um canal ágil de comunicação direta com seu público e fidelizando-o cada vez mais, tornando-os verdadeiros defensores de sua marca. Confira cinco dicas imprescindíveis para se ter sucesso nas mídias sociais:
- Conteúdo – A curadoria de conteúdo a ser postada deve ser feita minuciosamente. Traga novidades, assuntos de relevância ao seu público, gere interações, utilize uma linguagem adequada à sua audiência e, principalmente, esteja presente. Crie uma rotina de posts e siga-a fielmente, oferecendo conteúdos relevantes regularmente ao seu público.
- Atendimento 2.0 – O que os clientes mais querem das marcas é: serem ouvidos. Tire um tempo do seu dia para ler comentários e mensagens e as responda assim que possível, ou melhor ainda, ter alguém dedicado, um PIC (person in charge) responsável por atender a esse público de forma a solucionar o problema de seus seguidores.
- Investimento – As campanhas de Facebook Ads, ou os chamados posts patrocinados, aumentam significativamente a visibilidade de sua marca. Invista nesse tipo de mídia para tornar sua empresa mais conhecida no meio digital.
- Seleção de público – É importante, antes de definir o conteúdo da página, analisar para quem se está falando. Além disso, por meio de estudos é possível analisar onde está localizado seu público-alvo, o horário em que ele está mais conectado e o tipo de conteúdo que ele costuma acompanhar. Desta forma é possível alinhar mais facilmente o conteúdo que pode gerar maior engajamento para a página.
- Conte com um profissional especializado – Embora muitos empreendedores desconheçam, existe um profissional de comunicação especializado em redes sociais. Esse profissional está preparado para gerenciar suas redes, apropriar seu conteúdo e realizar o atendimento de seu público nestes canais. Além disso, há ainda agências especializadas em marketing digital que estão aptas a realizar esses processos de forma profissional e com retorno positivo por conta da qualidade das postagens que serão apresentadas aos seguidores.
A Agência Sandonato conta com uma equipe de profissionais preparada para gerir Campanhas de Vendas a partir de Redes Sociais e Campanhas Online como Google Ads e-Mail Marketing. Entre em contato com a Sandonato Marketing Digital agora mesmo e assegure o sucesso das vendas de sua marca.
Grande Abraço.