14 dicas para aumentar o engajamento no Instagram
07/05/2022Você sabe o que é um Brandbook?
16/01/2023O Google Analytics vai acabar?
O Google Analytics está desaparecendo? O que os profissionais de marketing precisam saber:
O Universal Analytics será desativado em 1º de julho de 2023.
O que isso significa para você?
Aqui está o que você precisa saber sobre como preparar seu site para o admirável mundo novo.
As mudanças com o Google Analytics 4
O Google anunciou que o Universal Analytics se aposentará oficialmente e interromperá o processamento de novos hits em 1º de julho de 2023 . As equipes de marketing têm até esse ponto para encontrar alternativas de análise para análise de sites. Existem alternativas de análise do Google, mas o Google está simplificando as coisas para você ficar. O Universal Analytics será substituído pelo Google Analytics 4. Após a data oficial de desativação, você terá acesso aos seus dados processados anteriormente por meio do UA por pelo menos seis meses.
O que torna o Google Analytics 4 diferente do UA? O modelo de dados de medição agora é baseado em eventos e parâmetros. Uma visualização de página, por exemplo, é um evento. Um parâmetro seria rastrear visualizações de vídeo ou rolagem de página, por exemplo. Aqui está uma longa lista de eventos e parâmetros coletados automaticamente, sem nenhum esforço de sua parte.
Para quem já o usou antes, talvez reconheça App + Web, já que o Google o renomeou para ser usado como substituto do Universal Analytics. Para aqueles que não estão familiarizados com o App + Web, existem algumas diferenças importantes entre ele e o UA de saída, incluindo uma seleção de relatórios diferentes.
O amanhecer de um mundo sem cookies
Os cookies são usados há décadas para rastrear usuários da Internet e oferecer uma experiência personalizada. Eles também são vitais para o marketing digital. O Google jogou uma chave inglesa nos trabalhos quando a empresa anunciou que eliminaria gradualmente os cookies de terceiros do Chrome até 2022. Ele colocou editores e anunciantes em parafuso, pois se preocupavam em como lidariam com um mundo sem cookies.
Claro, há algumas notícias que podem surpreender as pessoas que estão mais preocupadas com seu destino quando o Google cumprir sua promessa. Eles vivem em um mundo quase sem biscoitos há algum tempo. Tanto o Firefox quanto o Safari já bloqueiam cookies de terceiros. O Google está, reconhecidamente, atrasado para a festa. É claro que, como o Chrome comanda mais de 60% do mercado de navegadores, a notícia teve mais impacto do que quando os outros dois navegadores pararam de oferecer suporte a cookies de terceiros.
Por que todos os principais navegadores não suportam mais cookies de terceiros? Trata-se de proteger a privacidade, garantir a transparência e criar confiança com os consumidores. O desafio será como continuar construindo seu público online sem eles. Enquanto isso, tenha certeza de que os cookies primários ainda funcionarão.
Os formatos e canais a seguir não são afetados pelas alterações do setor de cookies:
- Inventário no aplicativo.
- Inventário de áudio/podcast.
- Televisão conectada.
- Digital Fora de Casa.
A segmentação não foi afetada
Em nossa agência, ao veicular mídia, usamos as seguintes estratégias de segmentação com base em dados de terceiros ou no ID do dispositivo/endereço IP, para não sermos afetados pelas próximas mudanças do setor:
- Segmentação de lookback do ID do dispositivo.
- Compra de segmentação de ponto de interesse.
- Recibo de compra.
- Domínio de correio.
- Dados off-line B2B.
- Segmentação acionada pelo clima.
- Integração CRM (endereço postal, endereço de e-mail, endereço IP).
- Geo-fencing/geo-targeting.
- Lista de bloqueio/lista de permissões.
- Palavra-chave contextual .
- Vertical.
- Dia de despedida.
- Na linguagem.
- Detecção de aplicativos.
- Seguem hashtags/contas sociais.
- Reconhecimento automático de conteúdo.
- Segmentação por arquivo de eleitor.
- Compartilhamento social.
O cerne do problema: identidade
O objetivo dos cookies é identificar um determinado consumidor online. Com os cookies de terceiros sendo eliminados, você se depara com o dilema de como continuar a segmentar e alcançar seu público digital. A maioria dos profissionais de marketing dos EUA enfrenta preocupações significativas aqui, principalmente quando se trata do seguinte:
- Adoção do lado da compra.
- Manutenção.
- Transparência.
- Colheita.
Há também a preocupação de que quaisquer novas soluções de identidade sejam implementadas; eles podem não se encaixar bem com as ferramentas e plataformas atuais que você está usando. A boa notícia é que várias soluções de identidade já surgiram, embora não haja um vencedor claro entre elas. Por exemplo, IDs universais estão sendo considerados (e implementados por algumas organizações, como The Trade Desk). Eles funcionam de maneira semelhante às carteiras de identidade/condutor emitidas pelo estado no mundo real. Todas as empresas participantes podem usar esse ID para identificar e segmentar seus públicos-alvo na Internet.
Outra opção é mudar para dados primários. A maioria dos editores e anunciantes tem acesso a alguns canais que oferecem dados primários ricos e maximizar o uso desses canais mais do que compensaria a perda de cookies de terceiros, que, apesar de sua onipresença, nunca foram 100% precisos.
Dois desses canais são o marketing por e-mail e o marketing de notificação por push. O marketing por e-mail existe há muito tempo e permaneceu muito eficaz, principalmente para editores e profissionais de marketing que buscam reunir endereços de e-mail e alcançar membros do público com ofertas direcionadas.
Este é um canal opt-in, o que significa que os consumidores automaticamente têm maior confiança. Ele também oferece melhor ROI e melhora os rendimentos, mantendo os padrões modernos de privacidade. O marketing por e-mail também é simples de personalizar, o que atende à necessidade de oferecer uma experiência aprimorada ao cliente em todos os pontos de contato.
As notificações push também são uma forma de marketing opcional e permitem que você alcance pessoas por meio de seus dispositivos. Eles oferecem a capacidade de enviar alertas em tempo real e também podem ajudá-lo a coletar dados de marketing primários adicionais.
Construindo seu futuro
Você já tem acesso a uma ampla gama de ferramentas que podem compensar a perda de dados de cookies de terceiros. No entanto, você ainda precisa testar para refinar suas campanhas e maximizar seu ROI. Isso pode ser um desafio para fazer internamente, mas trabalhar com uma agência parceira de confiança pode ajudar.
Entendendo a importância do Google Analytics 4
Com o fim do Universal Analytics no horizonte, é hora de se aproximar e se familiarizar com sua substituição. O Google Analytics 4 oferece alguns benefícios e vantagens bastante atraentes, e a curva de aprendizado não é particularmente íngreme.
Esteja preparado
Uma coisa a entender desde o início é que o Google Analytics 4 não se importa com seus dados históricos. Ele não importará dados anteriores, nem você poderá acessar dados históricos por meio dele. Ele começará a coletar dados a partir do momento em que for configurado e você terá acesso apenas a essas informações.
Simples de atualizar
Embora muitas plataformas o forcem a fazer o upgrade, esse não é o caso do Google Analytics 4. Basta acessar google/com/analytics. Uma vez lá, você precisará acessar sua conta e encontrar a coluna de propriedade. Você verá uma opção para atualizar ali mesmo. Ou vá aqui .
Melhores recursos para melhor desempenho
Outro benefício importante do Google Analytics 4 é que você terá acesso a recursos melhores do que os oferecidos atualmente com o UA. Por exemplo, a nova plataforma Analytics oferece análise preditiva, bem como insights profundos graças à presença de IA e aprendizado de máquina bem desenvolvidos. A nova plataforma também gera relatórios personalizados e você pode acompanhar até 300 eventos.
Anúncios do Google
O Google Ads pode ser aprimorado extraindo os dados de desempenho do GA4. Ele pode ajudar você a criar anúncios melhores em seu nome, melhorar as taxas de conversão e muito mais . Claro, assumindo que seu posicionamento e mensagens de seus anúncios estão no ponto. A IA não pode ajudar muito com isso.
Maior agilidade
A agilidade aprimorada é fundamental no mundo de hoje, e o novo Google Analytics 4 oferece o que você precisa. Você pode personalizar seus relatórios de acordo com suas necessidades exclusivas e obter acesso mais rápido a dados mais detalhados do que é possível com o UA. Isso significa que você pode tomar decisões em tempo real para oferecer a melhor experiência possível ao usuário.
Explorando as diferenças entre UA e Google Analytics 4
Embora tanto o AU quanto o GA4 compartilhem o DNA do Google, existem algumas diferenças na forma como as duas plataformas operam. Vamos explorar esses abaixo.
Alterações de rastreamento do usuário
Com o UA, você usou o rastreamento de sessão para monitorar os usuários. Isso muda para rastreamento baseado em eventos com o GA4.
O que os usuários estão fazendo
Esse foco baseado em eventos se estende por todo o GA4. O objetivo aqui é simples – dar a você a melhor ideia do que seus usuários estão fazendo no site.
Explorando seus dados
Um dos pontos altos do GA4 é o acesso a relatórios personalizáveis e flexíveis. Com o UA, você definiu relatórios que podem ser personalizados até certo ponto, mas o GA4 é diferente. Ele oferece apenas alguns relatórios integrados de nível superior. Obter acesso a dados específicos é tão simples quanto clicar na guia de análise. Você pode encontrar facilmente dados importantes e organizar como seus relatórios são exibidos.
Por fim, você pode acessar dados brutos do GA e SQL !
Você pode atualizar mais cedo?
Sim, o GA4 já está disponível. Você pode atualizar a qualquer momento a partir de sua conta do Analytics. A data de 2023 é específica para encerrar a plataforma Universal Analytics, que não estará mais acessível após essa data (embora seus dados fiquem disponíveis por pelo menos seis meses, conforme mencionado anteriormente).
Monitoramento baseado em eventos no Google Analytics 4
Conforme discutido anteriormente, o GA4 usa monitoramento baseado em eventos, diferentemente do Universal Analytics, que usa um formato baseado em sessão. É importante entender esses eventos e como eles são categorizados para que você possa planejar e estruturar seus eventos.
Você precisará garantir que o evento desejado seja um daqueles que a plataforma coleta automaticamente. Caso contrário, ele pode ser encontrado entre os eventos de Medição Aprimorada. Você também pode precisar verificar os eventos recomendados e como eles são nomeados. Por fim, você pode criar eventos personalizados para melhor atender às suas necessidades.
Os quatro tipos de eventos
O Google Analytics 4 é pré-configurado com quatro tipos diferentes de eventos. Estes são os seguintes:
Eventos personalizados. Estes são eventos que você cria por conta própria. Eles devem ser usados se você não conseguir localizar seu evento em nenhuma das outras categorias. Observe que os eventos personalizados podem não aparecer na maioria dos relatórios padrão, portanto, você precisará personalizar seus relatórios para acessar esses dados.
Eventos coletados automaticamente. Depois de configurar seus parâmetros de coleta de dados, esses eventos são coletados automaticamente. Eles serão exibidos na maioria dos relatórios padrão.
Eventos recomendados. Você precisará definir nomes predefinidos e parâmetros específicos, mas é recomendável usar esses eventos além dos outros tipos.
Eventos de medição aprimorados. Depois de definir medições aprimoradas, esses eventos serão coletados automaticamente. Eles também serão exibidos na maioria dos relatórios padrão.
Configurando o Google Analytics 4
Se você decidiu arriscar ou está apenas se preparando para o grande dia antes da data de encerramento da UA, você vai querer saber como configurar o Google Analytics 4. Felizmente, é relativamente simples.
- Verifique se você tem uma conta do GA. Se você não fizer isso, agora é a hora de criar um.
- Acesse o Google Analytics.
- Clique em configurações de administrador.
- Encontre a coluna de propriedade.
- Selecione a propriedade UA.
- Clique em assistente de configuração do GA4.
- Clique em “começar” abaixo do título que diz “Quero criar uma nova propriedade do GA 4”.
- Habilite a coleta de dados usando tags existentes.
- Clique em “criar propriedade”.
Siga esses passos simples e o assistente de configuração cuidará do resto.
O GA4 está faltando algum recurso?
Embora o Google faça um ótimo trabalho ao introduzir regularmente novos recursos, a empresa às vezes retira ferramentas e recursos, geralmente com pouco aviso. Então, o que está faltando no Google Analytics 4?
- Você não pode configurar visualizações.
- Alguns relatórios mais antigos estão faltando.
- Falta suporte para e-commerce.
De acordo com o especialista em análise e autor Avinash Kaushik, esta nova plataforma é um trabalho em andamento. Avinash assegura: “A vida é sobre evolução, nesse espírito o GA 4 tem muitas coisas novas que são boas, prepara para um futuro onde as mudanças de privacidade (como as da Apple) não completamente “kill analytics” e tem um novo paradigma que escala. É claro que algumas coisas ainda não estão lá, mas chegarão lá.”
Ele detalhou: “Com a integração ao Big Query , o GA 4 deve permitir que você tire muito mais detalhes do GA, se quiser. E (para marcas de nível empresarial), se você estiver usando o GA Premium (US$ 150.000/ano), não sei se você está perdendo muito com o switch. O Adobe Analytics também é uma boa alternativa ao GA.”
Ele também compartilhou uma boa fonte de plataformas alternativas a serem consideradas.
O interessante é como as métricas do tipo de hit mais alto se concentram na próxima etapa da jornada do cliente em comparação com a análise universal:
- Sessões Engajadas.
- Índice de comprometimento.
- Sessões engajadas por usuário.
- Tempo Médio de Engajamento.
Isso parece apontar para nos mostrar quando um visitante realmente se torna importante para medir para que possamos focar melhor nossas energias. Chutadores de pneus, vão embora! Eu sou um grande crente em métricas qualitativas para aprofundar as respostas significativas sobre o comportamento do usuário – então venha.
Você deve fazer a troca agora?
O rastreamento no G4 só começa a rastrear no dia em que você o implementa. Embora você possa mudar para o GA4 agora, não há nada que diga que você não pode usar o Universal Analytics e o Google Analytics 4, pelo menos por enquanto. Essa pode ser a melhor maneira de molhar os pés e permite compará-los lado a lado. Com isso dito, chegará um momento em que você deve mudar para o GA4 e dizer adeus ao UA. No entanto, se você é totalmente novo no Google Analytics, provavelmente é melhor começar com o GA4, pois ele substituirá o Universal Analytics.
Em resumo
É altamente recomendável que as marcas aproveitem a capacidade de migrar para o Google Analytics 4 em breve. Caso ainda não tenha feito isso, configure e configure suas propriedades do GA4. Fazer isso antecipadamente ajudará você a evitar atrasos e garantirá que seus esforços de marketing estejam prontos para começar quando a UA finalmente se aposentar.
Isso também permitirá que você encontre maneiras de lidar com os dados que a UA armazena atualmente e experimente o marketing por e-mail, o marketing de notificação por push e outras soluções para a falta de cookies de terceiros. E lembre-se: o Universal Analytics deixará de funcionar (exceto para acesso a dados históricos) em 1º de julho de 2023.
Pessoalmente, sentirei muita falta da granularidade da UA, mas também estamos entrando em uma era em que tivemos todos esses dados, mas quase não os usamos, muito menos entendemos como isso afetou nossos resultados. Essa nova versão simplificada parece estar nos levando a uma visão mais nítida do que está acontecendo em seu negócio e a obter uma resposta mais clara e mais rápida.
A plataforma Google Analytics está deixando de ser simplesmente uma ferramenta de relatórios. Está começando a usar a IA para fazer o que as corporações me contratam para fazer, que é: ser um agente de mudança e contar histórias mais nítidas com seus dados para ajudar a esclarecer onde estão as oportunidades, bem como prever para onde as coisas estão indo, tudo isso enquanto agem para chegar lá o mais rápido possível.
O GA4 pode ser o futuro da medição, mas não se esqueça… as análises em geral são mais como o velocímetro do seu carro, enquanto sua marca é o próprio motor do carro. Obviamente, um carro pode funcionar bem sem um velocímetro, mas não o contrário! Sua marca é o motor real que realmente move sua organização, mas se você a alavancar totalmente. Eu gostaria que alguns de vocês estivessem mais em pânico com sua marca e criatividade do que com suas análises – estou sendo realmente honesto.
O analista da Forrester, Jay Pattisall, disse que gastamos coletivamente (inacreditável) US$ 19 bilhões em tecnologia e temos uma criatividade completamente subfinanciada. No final das contas, acessar dados dificilmente é o problema, já que sua análise não corrige nada por conta própria. Depois de concluir o trabalho de análise, você ainda precisa de talento, experiência em contar histórias, para projetar uma solução que mova seus insights para impactar a previsibilidade em seus resultados .