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Como monetizar o Instagram para ganhar uma fortuna em 2022
Em 2018, o Instagram bateu 1 bilhão de usuários ativos na plataforma. Já em 2020 os dados mostram que cerca de 500 milhões de pessoas acessam seus perfis por dia. É um canal de mídia social gigante que continua crescendo a um ritmo sem precedentes. Mas o que isso tem a ver com você?
Bem, se você sempre quis monetizar o Instagram, agora é a hora de fazê-lo. Dado o tamanho do público global, é justo presumir que existe um nicho de mercado para você. Independentemente do tipo de conteúdo que você cria, há um público para você. Um que, com toda a probabilidade, você pode aproveitar para ganhar uma fortuna.
Embora seja uma plataforma projetada para compartilhar fotos e vídeos, com a abordagem certa, você pode monetizar o Instagram. Mas antes de falarmos sobre as diferentes maneiras de monetizar o Instagram, vamos ver o que você precisa para conseguir isso.
Índice de Conteúdo
- Pré-requisitos para monetizar o Instagram
- 1. Base de fãs e influência
- 2. Seguidores dedicados e engajados
- O que você precisa fazer
- 1. Aproveite as hashtags certas
- 2. Tenha uma Bio Criativa
- 3. Seja regular
- 4. Melhore a qualidade do seu conteúdo
- 5. Construir relacionamento com outros criadores de conteúdo
- Maneiras de monetizar o Instagram
- 1. Marketing de afiliados
- 2. Postagens e mensagens patrocinadas
- 3. Anuncie seus produtos
- 4. Ensine o que você sabe
- 5. Vídeos de posicionamento de produtos
- FAQs
- Pronto para monetizar o Instagram e ganhar dinheiro?
- Infográfico para Baixar
Pré-requisitos para monetizar o Instagram
Isso nunca vai para uma tarefa simples. É preciso mais do que apenas um nome cativante no Instagram, uma descrição peculiar e postar fotos para ganhar dinheiro usando a plataforma. Pode funcionar bem para impressionar seu círculo pessoal, mas é preciso muito trabalho e paciência para monetizar sua conta do Instagram .
Aqui está o que você precisa para conseguir os retornos monetários desejados:
1. Base de fãs e influência
A pergunta que você precisa se fazer é por que as empresas estariam dispostas a pagar para um usuário do Instagram, como você? Eles fariam isso para obter exposição e acesso ao seu público, na esperança de vender seus produtos para eles.
No início, o tamanho do seu público é baixo e provavelmente não será capaz de impulsionar as vendas de seus próprios produtos ou de produtos de uma marca. Você precisa aumentar seu alcance, organicamente, para pelo menos alguns milhares para poder ter um impacto.
Você deve medir o desempenho de sua conta do Instagram usando HashtagsForLikes ou Mlabs Seu recurso de análise, baseado em dados abertos e tecnologias de IA, pode ajudá-lo a descobrir o que funciona melhor. Você pode identificar facilmente o conteúdo e as hashtags de melhor desempenho em seu nicho e usá-los para aumentar seus seguidores e alcance.
Mas alcançar, sozinho, não é suficiente. Para gerar vendas, você precisa ser capaz de criar e compartilhar conteúdo atraente e seus seguidores devem agir com base nas recomendações do seu produto ou conteúdo.
Portanto, ter um alcance e uma influência sobre o poder de compra de sua base de fãs é fundamental. Veja abaixo um modelo como exemplo do funil de vendas do Instagram.
Imagem via Agência Mahalo Digital
2. Seguidores dedicados e engajados
Ter uma base de fãs considerável aumenta, matematicamente, suas chances de aparecer nos feeds de mais usuários. Mas de que adianta isso se as pessoas não se envolvem com você ou com seu conteúdo? O truque para aumentar o engajamento é criar conteúdo que atenda a certas necessidades de conteúdo do seu público.
E como você pode medir isso? Não pelo número de seguidores que você tem, mas pelo número de pessoas que curtem, comentam e compartilham suas postagens. Se você tiver uma comunidade “engajada”, as marcas estarão mais dispostas a investir em você para impulsionar seus lucros.
Basta dar uma olhada em Jenna Farmer. Ela tem um público relativamente pequeno de cerca de 4.900 seguidores. Mesmo assim, ela conseguiu angariar 151 curtidas e 15 comentários neste post que promove o Tyne Cheese. Essa é uma taxa de engajamento muito respeitável de 4,2% (aproximadamente).
Imagem via Instagram
O que você precisa fazer
Agora, cobrimos os requisitos mais básicos que você precisa atender para monetizar o Instagram. Mas o que você pode fazer para realmente alcançar esse alcance social, ganhar essa influência e obter um alto engajamento?
1. Aproveite as hashtags certas
Hashtags são uma ótima maneira de melhorar a descoberta e o alcance de seu conteúdo. Enquanto o Instagram permite que você use no máximo 30 hashtags, eu pessoalmente recomendo um número de 10-15 para o efeito máximo.
No entanto, é crucial acertar as hashtags para garantir que elas possam criar o efeito máximo de atração.
Mas, como você pode encontrar as hashtags certas?
Existem várias ferramentas geradoras de hashtag que podem fazer a base para você. Com base no seu negócio, elas podem enviar uma lista das hashtags mais populares em seu nicho.
O problema é que existem muitas ferramentas para geração de hashtag. E nem todas elas são genuínas. Se você é novo no área, pode ter dificuldade em separar o joio do trigo.
Para economizar seu tempo, tenho uma recomendação para você:
Use HashtagsForLikes.
Esta ferramenta de pesquisa de hashtag com IA pode ajudá-lo a obter insights detalhados sobre cada hashtag para que você possa descobrir se vale a pena usá-la. Tudo o que você precisa fazer é inserir a hashtag e a ferramenta fará o trabalho para você.
Mas isso não é tudo.
A ferramenta também pode encontrar as hashtags certas para o seu perfil. Basta inserir o identificador do Instagram e a ferramenta encontrará as melhores hashtags para você.
Lembre-se, porém, de que você não deve usar hashtags aleatórias. Tente usar aqueles que sejam relevantes para suas postagens e o ajudem a alcançar públicos maiores. Sinta-se à vontade para ser criativo e espirituoso com suas hashtags também. Abaixo um pequeno tutorial de como se usar as hashtags:
Imagem via Instagram
2. Tenha uma Bio Sucinta e Criativa
Independentemente de você ser uma empresa ou indivíduo tentando monetizar o Instagram, você precisa postar com sabedoria. Sua biografia de perfil é um bem valioso que você pode aproveitar para apresentar aos visitantes de primeira viagem.
Aconselho que você tenha uma biografia simples, nítida e talvez peculiar. Mostre sua criatividade e o valor que você pode agregar a ela.
Vamos dar uma olhada em Luvvie para se inspirar. Sua biografia é cativante, visualmente atraente e estabelece a credibilidade de sua marca.
Imagem via Instagram
3. Seja regular
Para cultivar qualquer relacionamento, vocês precisam interagir regularmente. O mesmo princípio se aplica à sua presença no Instagram.
Você precisa postar conteúdo e envolver seus seguidores regularmente. Isso ajuda a definir uma programação de postagem fixa. Um que se alinhe aos horários em que seu público provavelmente estará na ferramenta.
De acordo com o Tailwind , há uma correlação positiva entre a frequência de postagem e as taxas de engajamento. Além disso, quanto mais você posta no Instagram, mais rápido seu público também cresce.
Leve isso a um novo nível interagindo regularmente com seus seguidores na seção de comentários de cada postagem. Isso irá percorrer um longo caminho para mostrar a seus seguidores que você realmente se preocupa e os aprecia.
Jenn, aqui, é um ótimo exemplo disso.
Imagem via Instagram
4. Melhore a qualidade do seu conteúdo
Uma das coisas mais importantes que você precisa fazer para monetizar o Instagram é melhorar a qualidade do seu conteúdo. Existem muitos criadores de conteúdo competindo pela atenção do seu público-alvo. Destacar-se neste mar, então, não é uma tarefa fácil.
Sempre use imagens de alta qualidade e nunca repita seus argumentos de venda. Baseie suas legendas em suas experiências reais com produtos de marca para parecer genuíno e mais envolvente.
Além disso, você deve considerar fortemente o aproveitamento do conteúdo de vídeo na forma de histórias ou mesmo na IGTV para se destacar.
Pegue uma página do manual de Colin McCarthy e acumule engajamentos alavancando o conteúdo de vídeo.
Imagem via Instagram
5. Construir relacionamento com outros criadores de conteúdo
Como um usuário que está apenas começando a monetizar o Instagram, conteúdo de qualidade e legendas atraentes só vão te levar até aqui. Um elemento importante para aumentar seu alcance e influência é cultivar relacionamentos com outros criadores de conteúdo de seu nicho.
Você pode sempre entrar em contato com eles e pedir uma mensagem em uma de suas postagens. Ou você pode se envolver ativamente com eles e seus seguidores em suas postagens. Melhor ainda, você pode colaborar com eles para criar conteúdo juntos.
Humble The Poet e Lilly Singh ( @iisuperwomanii ) são conhecidos por seu conteúdo colaborativo.
Imagem via Instagram
Além disso, você também pode (com cuidado e dentro das regras da plataforma) criar sorteios e concursos com influenciadores para aumentar sua visibilidade.
Quer algumas ideias incríveis para sorteios do Instagram?
Aqui estão algumas ideias diferentes que você pode experimentar:
- Peça a seus seguidores para marcarem seus amigos na seção de comentários
- Incentive seus seguidores a curtir e compartilhar suas postagens
- Peça a seus seguidores para fazer a postagem de uma foto com seus produtos
Maneiras de monetizar o Instagram
Fizemos um apanhado do que você precisa e algumas dicas profissionais que o ajudarão a monetizar sua conta do Instagram. Finalmente, vamos falar sobre alguns dos diferentes métodos que você pode usar para fazer isso.
1. Marketing de afiliados
Uma das maneiras mais fáceis de monetizar o Instagram é se tornando um comerciante afiliado na plataforma. Essencialmente, você trabalha como um embaixador da marca para determinados produtos que usa e nos quais acredita.
Seu público pode achar útil se você compartilhar um link ou código de desconto com eles para os produtos que você está promovendo em sua página. Sempre que alguém compra um produto usando seu link personalizado, você obtém uma determinada porcentagem da receita gerada.
Mas, como você pode criar uma campanha de marketing de afiliados?
Para criar uma campanha de marketing de afiliados do zero, recomendo usar o ShareASale . Esta ferramenta completa torna simples todo o processo de marketing de afiliados.
Você pode criar campanhas para mídias sociais, aplicativos e sites usando esta ferramenta e pode começar com apenas alguns cliques. A melhor parte dessa plataforma é que ela também ajuda você a acompanhar o andamento de sua campanha, para que você possa saber como está seu desempenho.
Aqui está um bom exemplo de como é isso.
Cassie Andew combina uma imagem de alta qualidade com uma copy atraente. Observe como ela está incentivando as pessoas a comprar usando um código de desconto especial.
Imagem via Instagram
2. Postagens e mensagens patrocinadas
Depois de atingir o status de “influenciador”, seja como um influenciador micro ou macro, você pode alavancar sua influência para promover marcas. Depois de estabelecer sua liderança inovadora em seu nicho, você pode monetizar o Instagram para obter lucro.
Muitas vezes, as marcas fazem parceria com influenciadores para postagens patrocinadas que ajudam a divulgar suas ofertas. Normalmente, essas postagens giram em torno do produto em si, com uma pequena revisão de você mesmo. É importante que essas postagens patrocinadas se misturem com o seu outro conteúdo para não parecerem excessivamente comerciais.
Por exemplo, se você é um influenciador de roupas de tamanhos grandes, então deseja trabalhar com marcas que promovam positividade corporal. É por isso que Gabi, aqui, costuma fazer parcerias com marcas como a Premme porque elas se alinham com seus valores pessoais.
Imagem via Instagram
3. Anuncie seus produtos
Com base na premissa acima, você sempre pode fazer por si mesmo o que faria pelas marcas. Ficou confuso? Se você tiver uma marca pessoal forte e não estiver muito interessado em promover outras empresas em sua página, poderá sempre comercializar seus próprios produtos.
A VIP Realty , grande empresa imobiliária , faz um excelente trabalho ao promover suas listagens de imóveis nas redes sociais. Eles compartilham postagens com visitas virtuais a residências para atrair compradores residenciais em potencial. Dessa forma, eles podem gerar leads sólidos nas mídias sociais e monetizar suas contas.
Imagem via Facebook
Contanto que você tenha seguidores fervorosos de fãs, você pode facilmente monetizar o Instagram desta forma. Projete e venda seus próprios produtos, como roupas, livros, mercadorias, cosméticos, etc. Contanto que os itens se relacionem com o seu nicho e ressoem com o seu público, você pode usar o Instagram para vendê-los.
A cartunista Nekoma se deu bem ao abrir sua própria loja e, em seguida, usar o Instagram para promovê-la. Ela promove sua arte, quadrinhos e peluches compartilhando conteúdo relacionado na plataforma.
Imagem via Instagram
4. Ensine o que você sabe
As pessoas seguem você no Instagram por um motivo. Eles adoram seu conteúdo e querem aprender com você. Então, por que não ensiná-los a ser como você?
Há uma grande recompensa na criação de produtos de informação para comercializar no Instagram.
Zach Rocheleau, por exemplo, usa a plataforma para ensinar seus seguidores como fazer uma versão mais saudável de sua junk food favorita.
Imagem via Instagram
Alternativamente, você pode se tornar um guru de marketing do Instagram e ajudar os criadores de conteúdo ou marcas a melhorar suas capacidades. Afinal, se você é bom em alguma coisa, nunca deve fazer de graça. Pegue seu conhecimento e torne-se um consultor de marketing de mídia social, escreva e venda ebooks, faça palestras, lives, consultorias, ou o que for sobre o tema de monetizar o Instagram.
5. Vídeos de posicionamento de produtos
A colocação de produtos existe desde o início dos anúncios em vídeo. E não há razão para que você não possa fazer o mesmo para monetizar o Instagram.
Basicamente, você cria um vídeo que mostra você usando um produto e, em seguida, ganha algum dinheiro para publicá-lo.
Vídeos explicativos, faça você mesmo, depoimentos ou até mesmo curtas peculiares são uma boa maneira de produzir esses vídeos. Agora, você pode fazer isso usando vídeos normais ou Histórias do Instagram, mas se quiser se destacar, eu recomendo dar uma chance ao IGTV. Muitas marcas estão procurando parcerias com criadores de conteúdo na IGTV, e você deve aproveitar ao máximo essa oportunidade.
FAQs
T1. Como monetizar o Instagram?
R. Existem várias maneiras de monetizar o Instagram. Aqui estão os melhores:
- Postagens ou mensagens patrocinadas
- Marketing afiliado
- Publicidade de Produto
- Vídeos de posicionamento de produtos
- Integre a loja do Instagram à sua loja online
- Ganhe com anúncios IGTV
- Ganhe dicas com emblemas ao vivo no Instagram
- Venda no Instagram Live Shopping
2º trimestre. Quanto tempo leva para monetizar uma conta do Instagram?
R. Não há uma resposta clara sobre quanto tempo pode levar para monetizar uma conta do Instagram. No entanto, você definitivamente precisa de alguns meses para desenvolver fãs leais na plataforma. Você também teria que postar conteúdo de forma consistente durante esse período para garantir que os seguidores também se envolvessem com suas postagens.
3º trimestre. Como funciona a monetização no Instagram?
R. A monetização funciona de várias maneiras diferentes no Instagram. Você pode:
- Seja pago para promover produtos ou serviços
- Promova seus produtos e serviços para gerar vendas
Ambas as coisas podem ser feitas por meio de postagens, histórias, carretéis, vídeos IGTV, etc.
Q4. O que é monetização do Instagram?
R. A monetização do Instagram é o processo pelo qual você pode ganhar dinheiro com sua conta do Instagram. Você pode alavancar seus fãs engajados para promover marcas em troca de um pagamento. Também é possível gerar vendas para seus próprios produtos e serviços com ele.
Q5. Quanto dinheiro ganham 100 mil seguidores no Instagram?
R. Em média, os influenciadores do Instagram com 100 mil seguidores normalmente cobram cerca de US $ 250-500 por postagem patrocinada. No entanto, muitos fatores, como a taxa de engajamento e o nicho, também podem desempenhar um papel na determinação do preço.
Q6. Os usuários do Instagram são pagos?
R. Embora o Instagram em si não pague nada a seus usuários, aqueles com muitos fãs que seguem podem fazer com que as marcas os paguem. Se você desenvolveu uma base de seguidores dedicada na plataforma em um nicho específico, as marcas podem entrar em contato com você para promover seus produtos ou serviços. Você pode cobrar deles pelo mesmo.
Q7. Você pode ganhar dinheiro no Instagram com 1000 seguidores?
R. Sim, é muito possível monetizar o Instagram com 1000 seguidores. Você pode se tornar um nanoinfluenciador em seu nicho e conseguir que algumas marcas façam parceria com você se seus seguidores forem altamente engajados. No entanto, a maioria das marcas pode trabalhar com você fornecendo produtos ou serviços gratuitos em vez de dinheiro.
Q8. Quantos seguidores você precisa para ganhar dinheiro no Instagram ou monetizar uma conta do Instagram?
R. Você pode ganhar dinheiro no Instagram com um mínimo de 1000 seguidores. Você pode então se tornar um nanoinfluenciador e chamar a atenção das marcas. No entanto, você pode não ser capaz de cobrar muito em taxas. Assim que tiver cerca de 10 mil seguidores, você estará em melhor posição para monetizar o Instagram. A chave aqui é ter uma alta taxa de engajamento.
Q9. Quantos seguidores você precisa no Instagram para obter uma marca azul?
R. Para obter uma marca azul e se tornar uma conta verificada do Instagram, você precisará de um mínimo de 10.000 seguidores. No entanto, isso por si só não garante uma marca azul. O Instagram é muito exigente e só irrita alguns.
Q10. Como monetizar vídeos no Instagram?
A. Você pode monetizar vídeos:
- Mencionar marcas em seus vídeos
- Revisão de produtos ou serviços nos vídeos
- Criação de vídeos de instruções sobre produtos ou serviços
- Executando anúncios em vídeo para direcionar o tráfego para o seu site a fim de gerar vendas
Q11. O Instagram paga seus criadores?
A. Sim. Em 2020, o Instagram anunciou que iria começar a compartilhar a receita com os criadores em anúncios IGTV.
Anteriormente, no entanto, os criadores só podiam ser pagos por marcas com as quais tinham parceria ou ganhar dinheiro com a venda de seus produtos.
Q12. Quando devo monetizar meu Instagram?
R. Seria melhor monetizar o Instagram quando sua taxa de engajamento e contagem de seguidores se ajustassem à qualidade de suas postagens e nicho.
Atualmente, as marcas se preocupam com o grau de envolvimento do seu público e com a influência que você tem sobre as decisões de compra deles. Eles querem saber se você pode ajudá-los a criar reconhecimento de marca e aumentar as conversões.
Você também deve ser um especialista em seu nicho ou relacionado ao que a marca oferece.
Q13. Quem é o Instagrammer mais bem pago?
A. Dwayne Johnson. De acordo com um estudo recente , ele ganha $ 1.015.000 por postagem no Instagram.
Q14. Quanto o Instagram paga a você por 1 milhão de seguidores?
R. O Instagram não paga você. Mas você pode ser pago por marcas com as quais trabalha ou compartilhar sua receita com o Instagram em anúncios IGTV.
O pagamento dessas marcas também depende de suas taxas de engajamento, tipo de postagens, esforço necessário para criar conteúdo, tipo de parceria, etc.
Q15. Alguém pode monetizar as postagens do Instagram?
A. Sim, você pode. As marcas podem pagar a você para postar conteúdo patrocinado em seu nome.
Você também pode se tornar um afiliado e, para cada venda que ajudar a impulsionar, receberá uma comissão ou porcentagem.
Você também pode abrir uma loja no Instagram ou vender seus produtos digitais e físicos a partir de sua conta do Instagram.
Pronto para monetizar o Instagram e ganhar dinheiro?
Se você é um criador de conteúdo em ascensão e quer ganhar uma fortuna, o Instagram é definitivamente a plataforma certa. Não só é fácil monetizar o Instagram, mas também apresenta amplas oportunidades de fazer o mesmo.
Quais são seus pensamentos sobre o assunto? Adoraríamos ouvir de você na seção de comentários.